Nosso mundo é o mundo do tudo na hora e rápido. Não queremos esperar em nada principalmente quando falamos em comida.
Recentemente em uma das minhas aulas de MBA, meu professor declarou que as empresas que não se adequarem a esse “novo mundo”, do tudo rápido e fácil não vão durar muito.
Saiba mais: O atlas robô não é invencível ainda.
O efeito colateral da nossa nova cultura está embutido na maneira como comemos nos tempos modernos. Não queremos mais cozinhar os alimentos, queremos eles na mão, fácil e rápido sem precisar “sujar as mãos” para preparar eles à moda antiga. Por isso, alimentos industrializados, prontos para o consumo, fazem muito sucesso. Quem nunca matou a fome com uma pratada de miojo?
Bem antes de pesquisar mais sobre os alimentos e suas origens, e pior trabalhar em uma fábrica que faz essas porcarias, eu os comia sem medo de ser feliz. Porém eles são verdadeiros vilões da vida saudável, contém inúmeras substâncias que podem não só engordar, mas também, colocar em risco a sua saúde.
Fonte da imagem: Os Illuminati
Hoje 50% da população brasileira estão acima do peso, e como muitos podem pensar isso não quer dizer que “comemos bem”. Abaixo uma lista com os quatro piores alimentos industrializados para se ingerir, fique atento a cada um deles.
Os Nuggets
Os Nuggets estão no topo da lista dos alimentos industrializados mais consumidos em todo mundo. Muito embora alguns defensores de comida saudável já tenham provado seus males, a maioria das pessoas ignora os fatos e continua comendo esse tipo de gordura.
Mas, vamos a realidade: os nuggets são compostos de boa parte de gordura e carboidratos, além do glutamato monossódico, substância que dá aquela vontade de comer sem parar. Além disso, são processados com a pior parte do frango: olhos, patas, miúdos, bicos, tudo muito rico em gorduras e amônia (sim, amônia!), para evitar a cntaminação por bactérias, corantes e aromatizantes.
Acompanhe a experiência frustrante do chef britânico Jamie Oliver ao tentar, involuntariamente, convencer criancinhas a não comerem mais nuggets.
O Miojo
Criado pelos japoneses após a Segunda Guerra Mundial, o miojo é um dos vilões da vida saudável. Para que o macarrão fique desidratado, daquela forma que encontramos no pacote, ele é pré-cozido e frito. Por isso, possui o triplo de calorias do que o macarrão convencional, além de gorduras trans.
Se não bastasse, pesquisas recentes mostraram que o macarrão instantâneo faz mais mal do que se imaginava. A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste), recentemente, analisou dez marcas de macarrão instantâneo e chegou a uma conclusão assustadora: o tempero em pó de algumas marcas do produto contém mais sódio do que a quantidade indicada para o consumo em um dia inteiro.
Miojo, sinônimo de sobrevivência: será?
A Lasanha de micro-ondas
Os adeptos da comida congelada precisam ficar mais atentos, pois esse tipo de alimento semi pronto é rico em gordura saturada, ou seja, eleva os níveis do colesterol ruim e aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.
Tais refeições também são ricas em sódio que, em excesso, pode ocasionar aumento da pressão arterial. Além disso, é extremamente calórica, uma lasanha de microondas possui em média 900 Kcal, quase a metade de calorias que você deve ingerir por dia.
O tempero instantâneo
Temperar a comida fica muito mais fácil com caldo de carnes ou legumes, não é mesmo? Mas esses cubinhos são quase um “veneno” para sua saúde. Eles contêm elevada concentração de sódio e de aditivos químicos – como o glutamato monossódico, responsável por realçar o sabor.
Esses aditivos estimulam o paladar, fazem com que as pessoas demorem ainda mais a ficarem satisfeitas, aumentando o prejuízo. Pior ainda, também há uma suspeita de que o glutamato monossódico pode causar câncer no trato intestinal, além de inúmeros danos à pressão arterial.
Alimentar-se bem é essencial para sua saúde, evite os alimentos citados acima e procure fazer refeições ricas em proteínas, legumes e frutas. Tudo é uma questão de equilíbrio.
Postar um comentário